sábado, 2 de abril de 2011

Royal Museum Ontario

Pessoal,

Como estou estudando pela manhã na escola, a tarde fica livre pra bater perna pela cidade ou dar uma malhadinha sem exagero, porque nessa cidade o pessoal caminha muito. Já é um ótimo exercício. Aproveitei a sexta-feira para ir visitar o tão falado Royal Museum Ontario. Todos na escola já haviam perguntado se havia ido ou não, então a curiosidade foi aumentando e decidi checar.

Pra começar a ter uma ideia da grandiosidade do museu, basta dizer que abaixo dele funciona uma estação do mêtro completamente temática. É engraçado chegar nessa estação, pois parece que estamos debaixo de uma pirâmide do Egito. Todos os pilares possuem aquela catatumba (é assim que escreve?) daqueles faraós e rainhas, figuras conhecidas do tempo ancestral do oriente médio. É muito bonito de ver, aliás, boa parte das estações aqui possuem temas relacioné tados ao bairro ou local a que se referem.

A estação não fica exatamente embaixo do museu, mas bem ao lado. Logo ao sair na rua, você se depara com a monumental obra. Até onde a vista alcançou, já ia mais de um quarteirão.

Dei uma pequena vacilada, porque na 4a feira até 15h a entrada é free. Nos outros dias 32 doletas canadenses só pra entrar. Mas vale a pena! Não se pode entrar com bolsas, mochilas, pochetes, essas coisas. Tem um armário próprio que você deixa guardado e recebe um ticket para buscá-lo na volta. O bag é free, mas casaco, guarda chuva, tudo isso tem um preço pra deixar guardado que começa nos 2 doláres e vai subindo de acordo com a quantidade de tralhas que você tem na mão. Ahh, aqui em tudo que é lugar, mesmo em cabines de ticket, eles aceitam tudo que é tipo de cartão.

Ao entrar você recebe um mapa. São cinco pavimentos com salas de exposição. Existem obras de artes incríveis, objetos históricos de vários países, principalmente, do oriente médio e da china. Este é o maior museu do Canadá e um dos dez maiores do mundo. Nesse período está ocorrendo uma exposição da história da china (riquíssima!), do Egito (arqueologia), Geologia (formação dos planetas, extração mineral com pedras preciosíssimas (segurança pra todo lado)), meteoros que já chegaram por aqui (eu nunca vi um, tirei várias fotos!). Além disso, ainda tem a história de descobrimento do Canadá, uma exposição de fauna e flora em tamanho natural (lindo demais!) e, a mais impressionante: water for life. Essa última, eu nunca tinha entrado em uma exposição 3d. Máquinas fotográficas, videos e celulares são terminantemente proibidos nessa área e exige-se silêncio total. É difícil até de explicar, porque você entra numa sala escura e do nada, começam a aparecer lagos, rios, oceanos. A sensação é que você está dentro d'água. Tem gente que se assusta com os peixes que passam tão perto. São uns 15minutos nessa claustrofobia, mas são inacreditáveis. Essa water for life pagou o ingresso! Pena que de lá não pude tirar fotos, vai ficar na memória. Pra sempre.
Vou publicar algumas fotos aqui de lá.
Abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário